O
Transtorno Específico da Escrita (disortografia) é
uma alteração na planificação da linguagem escrita, como redação,
ortografia e gramática, porém essa alteração não interfere no
aspecto cognitivo do educando, tem como característica a não
fixação ou a dificuldades de memorizar regras ortográficas, também
estão relacionados aos sintomas de substituição,
inversões e omissão de
palavras, alteração no segmento das palavras, apoio na oralidade e
dificuldade na produção textual. Podemos dizer que a disortografia
é uma dificuldade viso-perceptiva e também linguístico-perceptiva
por haver uma desconexão perceptual no fonografêmico (codificação)
que acaba convertendo tal palavra em uma escrita errônea segundo
Fernandez 2010.
A
disortografia classifica-se com ocorrências contínuas de erros
ortográficos, erros com palavras como “b” e “p”, “v” e
“f” ou vice versa. Então estima-se que o mau funcionamento do
aparelho viso-perceptivo pode desencadear a disortografia, por estar
diretamente interligada ao aparelho auditivo, que por sua vez
favorece a neuro-cognição uma conversão de fonema-grafema.
No
entanto, substituições de grafemas por dificuldades de natureza
auditiva (e.: capelo/cabelo, guarta/guarda, amico/amigo,
máxica/mágica, etc), não são esperados em nem um grau de
escolaridade, pois já denotam um desvio no processo da escrita e
devem ser encaminhados a um profissional para um encaminhamento
adequado, como a um fonoaudiólogo, que poderá identificar com maior
precisão o que está por trás desta dificuldade de leitura e
escrita (perda auditiva leve, distúrbios da fala, desvios de
atenção, alterações psicomotoras, imaturidade, etc).
Até
o 2º, 3º ano é comum que as crianças façam confusões
ortográficas porque a relação com sons e palavras impressas ainda
não estão dominadas por completo , porém após estas séries, se
as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que
o professor esteja atento já que pode se tratar de uma
disortografia.
ALGUNS
SINAIS/SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DA DISORTOGRAFIA
- Constante trocas de grafemas: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta
- Confusão de sílabas: comeram/comerão
- Adições: televisão; Omissões: cadeira/cadera, prato/pato
- Fragmentações: em saiar, a noitecer
- Inversões: pipoca/picoca; Textos muito curtos
- Palavras com letras amontadas ou palavras ligas umas nas outras
- Frases desorganizadas
- Falta de ordenação da escrita pelo uso de parágrafos, travessões, pontuação e acentuação
Outro
fator intrínseco é a baixa consciência fonológica, que está
diretamente ligada à linguagem da escrita.
ESTRATÉGIAS
PARA PAIS E PROFESSORES
- Utilizar material multissensorial para estimular seus sentidos, especialmente o tato e a audição
- O professor deve certificar-se de que compreende o que a criança precisa e ajustar o material ao estilo de aprendizagem dela;
- Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas;
- Construir palavras com letras, blocos ou peças de madeira;
- Dar um tempo mais abrangente para o aluno realizar as atividades, também facilitará o aprendizado;
- Acreditar na capacidade que a criança tem de aprender;
- Estimular a memória visual da criança por meio de quadros com letras do alfabeto, número, famílias silábicas;
- Utilizar exercícios de trava-língua, promovendo a consciência fonológica da criança. Brincadeiras, jogos ou movimentos corporais com parlendas (a parlenda melhora a memorização) e músicas;
- Realizar provas orais como recurso extra aos alunos que obtém a escrita comprometida, ou auxiliar o aluno na leitura no momento da avaliação, para eu o mesmo tenha um entendimento do conteúdo solicitado;
- Demarcar a palavra errada e pedir ao aluno que procure em um dicionário;
Corrigir
periodicamente os cadernos para não haver fixação errônea.
PARTE IV - SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO
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PARTE V - SEMANA DE 24 A 28 DE AGOSTO
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PARTE VI - SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO
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PARTE VIII - SEMANA DE 26 A 30 DE OUTUBRO
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PARTE IX - SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO
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