quarta-feira, 8 de julho de 2020

DISORTOGRAFIA


O Transtorno Específico da Escrita (disortografia) é uma alteração na planificação da linguagem escrita, como redação, ortografia e gramática, porém essa alteração não interfere no aspecto cognitivo do educando, tem como característica a não fixação ou a dificuldades de memorizar regras ortográficas, também estão relacionados aos sintomas de substituição, inversões e omissão de palavras, alteração no segmento das palavras, apoio na oralidade e dificuldade na produção textual. Podemos dizer que a disortografia é uma dificuldade viso-perceptiva e também linguístico-perceptiva por haver uma desconexão perceptual no fonografêmico (codificação) que acaba convertendo tal palavra em uma escrita errônea segundo Fernandez 2010.
A disortografia classifica-se com ocorrências contínuas de erros ortográficos, erros com palavras como “b” e “p”, “v” e “f” ou vice versa. Então estima-se que o mau funcionamento do aparelho viso-perceptivo pode desencadear a disortografia, por estar diretamente interligada ao aparelho auditivo, que por sua vez favorece a neuro-cognição uma conversão de fonema-grafema.
No entanto, substituições de grafemas por dificuldades de natureza auditiva (e.: capelo/cabelo, guarta/guarda, amico/amigo, máxica/mágica, etc), não são esperados em nem um grau de escolaridade, pois já denotam um desvio no processo da escrita e devem ser encaminhados a um profissional para um encaminhamento adequado, como a um fonoaudiólogo, que poderá identificar com maior precisão o que está por trás desta dificuldade de leitura e escrita (perda auditiva leve, distúrbios da fala, desvios de atenção, alterações psicomotoras, imaturidade, etc).
Até o 2º, 3º ano é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo , porém após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.


ALGUNS SINAIS/SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DA DISORTOGRAFIA

  • Constante trocas de grafemas: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta
  • Confusão de sílabas: comeram/comerão
  • Adições: televisão; Omissões: cadeira/cadera, prato/pato
  • Fragmentações: em saiar, a noitecer
  • Inversões: pipoca/picoca; Textos muito curtos
  • Palavras com letras amontadas ou palavras ligas umas nas outras
  • Frases desorganizadas
  • Falta de ordenação da escrita pelo uso de parágrafos, travessões, pontuação e acentuação
Outro fator intrínseco é a baixa consciência fonológica, que está diretamente ligada à linguagem da escrita.

ESTRATÉGIAS PARA PAIS E PROFESSORES

  • Utilizar material multissensorial para estimular seus sentidos, especialmente o tato e a audição
  • O professor deve certificar-se de que compreende o que a criança precisa e ajustar o material ao estilo de aprendizagem dela;
  • Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas;
  • Construir palavras com letras, blocos ou peças de madeira;
  • Dar um tempo mais abrangente para o aluno realizar as atividades, também facilitará o aprendizado;
  • Acreditar na capacidade que a criança tem de aprender;
  • Estimular a memória visual da criança por meio de quadros com letras do alfabeto, número, famílias silábicas;
  • Utilizar exercícios de trava-língua, promovendo a consciência fonológica da criança. Brincadeiras, jogos ou movimentos corporais com parlendas (a parlenda melhora a memorização) e músicas;
  • Realizar provas orais como recurso extra aos alunos que obtém a escrita comprometida, ou auxiliar o aluno na leitura no momento da avaliação, para eu o mesmo tenha um entendimento do conteúdo solicitado;
  • Demarcar a palavra errada e pedir ao aluno que procure em um dicionário;
Corrigir periodicamente os cadernos para não haver fixação errônea.


















PARTE IV - SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO

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PARTE V - SEMANA DE 24 A 28 DE AGOSTO

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PARTE VI - SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO

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PARTE VIII - SEMANA DE 26 A 30 DE OUTUBRO

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PARTE IX - SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO

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