quarta-feira, 8 de julho de 2020

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

O QUE É DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada com inúmeros fatores, tais como: a metodologia utilizada, os métodos pedagógicos, o ambiente físico e até mesmo motivos relacionadas com o próprio aluno e seu contexto de vida. O termo se refere a um aluno que possui uma maneira diferente de aprender, devido a uma barreira que pode ser cultural, cognitiva ou emocional.
A dificuldade de aprendizagem envolve uma série de desordens que impedem que uma pessoa aprenda no mesmo ritmo de quem não apresenta dificuldades. Mas vale ressaltar que não se trata apenas de uma dificuldade pontual, relacionada ao aprendizado de um determinado tema. Isso, aliás, é bem comum e afeta a maioria das pessoas.

O QUE CARACTERIZA A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

Há muito tempo se estuda o motivo de alunos aprenderem em um ritmo mais lento que outros. Percebeu-se que algumas áreas do cérebro, responsáveis pelo recebimento e assimilação da informação, eram, por vezes, comprometidas, causando a dificuldade de aprendizagem.
Porém, também se notou que, com empenho da família, da escola, de profissionais qualificados e com convívio social, essas dificuldades eram passíveis de tratamento. Assim, não impediriam, de forma alguma, a formação construtiva de competências e perícias.
Importante nunca confundir o transtorno com a dificuldade de aprendizagem, pois ambos têm causas completamente diferentes, além de soluções distintas para os casos.

O QUE SÃO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Transtornos de aprendizagem podem ser considerados como uma inabilidade específica que esteja ligada às habilidades (escrita, leitura, matemática), em alunos que apresentam resultados aquém do esperado para o nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva.



QUAIS SÃO AS CAUSAS?

Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5 (DSM-V), a origem do transtorno de aprendizagem está no aspecto biológico, por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento. É interessante reiterar que a origem inclui também uma interação de fatores genéticos, ambientais e epigenéticos, o que influencia a capacidade do cérebro para processar ou perceber as informações, tanto verbais como não-verbais.
Importante saber: O transtorno de aprendizagem é citado tanto pelo DSM-V como o CID-10 (Código Internacional de Doenças), na qual se consta uma “suposição de primazia de fatores biológicos, os quais não interagem com fatores não-biológicos”.
Em resumo, o transtorno de Aprendizagem é um termo usado para se referir a condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas.

DICAS PARA OS PAIS CONTORNAREM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU FILHO


Não o torne demasiadamente dependente de si.
Os alunos devem aprender a ser autônomos do estudo. É essencial que os pais estejam lá para tirar dúvidas e apoiar, mas não podem fazer as tarefas pelo seu filho. Isto significa que cada aluno deve aprender a refletir sobre o que lê, a selecionar a informação mais importante, a fazer os seus próprios resumos, numa linguagem que entenda quando for estudar.
Verifique se o seu filho não tem dificuldade de concentração.
Muitas vezes, um dos problemas que estão por detrás da dificuldade de aprendizagem é a falta de concentração. Existem técnicas que pode ensinar ao seu filho, de modo a que ele consiga ter mais concentração. Se não for suficiente, deverá consultar o pediatra ou outro profissional, de modo a poder ser aconselhado sobre o que mais poderá fazer relativamente a esse problema.
Esteja atento às dificuldades do seu filho.
Há alunos muito fechados, tímidos, que não conseguem expressar as suas próprias dificuldades. Por esse motivo, deverá estar sempre muito atento às dificuldades do seu filho, de modo a traçar um plano de ação.
Peça ajuda a um profissional;
O que acontece muitas vezes, é que os alunos não sabem estudar. Assim, marque uma consulta de aconselhamento de métodos e técnicas de estudo, com alguém especializado (psicopedagogo), que possa ajudar o seu filho a organizar os conteúdos e a aprender a estudar, tornando-se mais autónomo e seguro.
DICAS PARA PROFESSORES QUE PODEM AJUDAR O ALUNO A CONTORNAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Utilizar formas diferentes para apresentar informações.
Usar meios criativos pode ser uma boa maneira de fazer com que o aluno consiga guardar as informações com mais facilidade. Uma das tendências da educação atual, a aprendizagem pela experiência é ótima para isso, pois propõe que os alunos aprendam na prática com a realização de projetos e atividades mais interativas, tornando o aprendizado mais significativo. Afinal, trabalhar o tema alimentação com as crianças, por exemplo, fica bem mais interessante quando elas podem colocar a mão na massa e fazer sua própria hortinha.
Tentar minimizar as distrações do aluno em sala de aula.
A distração em sala de aula é um grande desafio no processo de ensino-aprendizado. Por isso, tomar cuidado com a disposição espacial da sala e deixar os alunos com dificuldades de aprendizagem mais perto do professor é sempre bom. Além disso, apesar de ser vista como uma das principais causas da desatenção, devido ao uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos pelos alunos, a tecnologia pode ser uma ferramenta aliada. Trabalhar o conteúdo com o auxílio de recursos tecnológicos, como vídeos e músicas, ajuda a prender a atenção dos alunos
Ensinar métodos de estudo e estratégias de aprendizagem
É possível usar algumas técnicas que ajudam o aluno a organizar o pensamento, a otimizar o tempo e a priorizar e hierarquizar o que é mais importante. Uma estratégia, é utilizar palavras chaves, que é um jeito simples para o aluno organizar as principais informações.
Planejar rotinas diárias de estudo para o aluno
Todos os alunos devem ter rotinas diárias de estudo, dentro e fora da escola, e com os estudantes que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem não é diferente. No caso deles, o ideal é que seja elaborada uma rotina mais personalizada, que favoreça os conteúdos que são mais desafiadores para eles de uma forma que possam estudar e evoluir mesmo quando estão sozinhos.
Fornecer aulas de reforços e monitorias
Muitas vezes apenas a rotina diária de estudo em casa não é suficiente para que o aluno consiga vencer suas dificuldades e, por isso, fornecer aulas de reforço e monitorias na escola é ideal. Durante essas aulas extras, o estudante conta com o acompanhamento do professor, que pode dar a ele mais atenção do que durante as aulas regulares, e tem mais liberdade para tirar suas dúvidas e expor o que não entende. Com esse contato mais próximo, o professor também pode compreender o que o aluno precisa e avaliar melhor seu desempenho.
Manter contato e relacionamento com a família
É muito importante que professores e familiares conversem e troquem informações para entender melhor o que pode estar acontecendo e descobrir o que está influenciando no processo de aprendizagem e o que pode ser feito para superar essas dificuldades.























PARTE IV - SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO

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PARTE V - SEMANA DE 24 A 28 DE AGOSTO

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PARTE VI - SEMANA DE 14 A 18 DE SETEMBRO

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PARTE VII - SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO

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PARTE VIII - SEMANA DE 26 A 30 DE OUTUBRO

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PARTE IX - SEMANA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO

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