quarta-feira, 8 de julho de 2020

DISLEXIA



Dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O que caracteriza a dislexia é a dificuldade para decodificar os símbolos escritos e reconhecer imediatamente as palavras, tendo como consequência dificuldades na compreensão dos textos. Dislexia não é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem.
As atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro, sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo diferente. Pessoas disléxicas são únicas; cada uma com suas características, habilidades e inabilidades próprias. Podemos suspeitar a presença da dislexia desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente apresentadas à criança. Um diagnóstico mais preciso é feito a partir da 2º ano, após dois anos de aprendizagem da leitura. Isso acontece independentemente do quociente de inteligência (QI) dos indivíduos.
A dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista ou psiquiatra), os quais após o diagnóstico direciona-os as intervenções necessárias.
Alguns sinais e sintomas:

  • Atraso no desenvolvimento motor desde a fase de engatinhar, sentar e andar;
  • Troca letras principalmente quando elas possuem sons parecidos, como f/v, b/p, d/t;
  • Pula ou inverte sílabas na hora de ler ou escrever;
  • Não consegue associar letras aos sons;
  • Confunde palavras que soam parecido, como macarrão e camarão
  • Erros constantes de ortografia;
  • Lentidão na aprendizagem da leitura;
  • Problemas de localização de esquerda e direita;
  • Dificuldades para estudar
  • Perdem a linha de leitura
  • Confundem/ invertem/ substituem letras, sílabas ou palavras
  • Esquece facilmente aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas; entre outros

Algumas dicas para pais e professores

Para ajudar de maneira prática, os pais podem ler para seus filhos, independentemente da idade, visto que muitos disléxicos não compreendem o que estão lendo. Ajude-o a desenvolver algum interesse que talvez tenha pela arte de modo geral, como teatro, música, assista a TV, vídeos com a criança e depois conversem sobre o que viram, incentive as atividades livres e elogie, motive e estimule a autoconfiança e autoestima da criança, dessa forma os pais serão um grande auxilio e contribuirão na educação e desenvolvimento dessas crianças.
Para minimizar estas questões os pais devem conseguir estabelecer rotinas, estruturar e organizar as suas vidas, uma vez que as crianças com dislexia têm melhores resultados quando seguem uma rotina e sabem aquilo que se espera. Para favorecer melhores competências de estudo deve-se garantir um bom ambiente de trabalho, incentivar horário e plano de estudo ajustado, materiais organizados.
A escola pode realizar algumas ações, no sentido de promover o desenvolvimento de todas as crianças considerando as peculiaridades de cada uma delas como, por exemplo:
Realizar ajustes que incluam tarefas escolares alternativas ou modificadas e procedimentos de avaliação também modificados e adaptados;
  • Criação de estratégias com métodos voltados para dificuldades especifica da criança;
  • Atenção especial para crianças com distúrbios de aprendizagem;
  • Materiais didáticos estimulantes e brincadeiras lúdicas,
  • Apoio psicopedagógico, entre outras ações que vão contribuir para o melhor desenvolvimento das crianças.










            PARTE IV - SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO

DISLEXIA NÍVEL I  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL II  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL III  - CLIQUE AQUI


PARTE V - SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

DISLEXIA NÍVEL I  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL II  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL III  - CLIQUE AQUI


PARTE VI - SEMANA DE 07 A 11 DE SETEMBRO

DISLEXIA NÍVEL I  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL II  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL III  - CLIQUE AQUI


PARTE VII - SEMANA DE 28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO

DISLEXIA NÍVEL I  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL II  - CLIQUE AQUI

DISLEXIA NÍVEL III  - CLIQUE AQUI


PARTE VIII - SEMANA DE 19 A 23 DE OUTUBRO

           DISLEXIA NÍVEL I  - CLIQUE AQUI

           DISLEXIA NÍVEL II  - CLIQUE AQUI

           DISLEXIA NÍVEL III  - CLIQUE AQUI


PARTE IX - SEMANA DE 09 A 13 DE NOVEMBRO

DISLEXIA NÍVEL I  - CLIQUE AQUI

           DISLEXIA NÍVEL II  - CLIQUE AQUI

           DISLEXIA NÍVEL III  - CLIQUE AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário