Dislexia
é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização
da leitura
e da escrita.
O
que caracteriza a dislexia é a dificuldade para decodificar os
símbolos escritos e reconhecer imediatamente as palavras, tendo como
consequência dificuldades na compreensão dos textos. Dislexia não
é uma doença, é um funcionamento peculiar do cérebro para o
processamento da linguagem.
As
atuais pesquisas, obtidas através de exames por imagens do cérebro,
sugerem que os disléxicos processam as informações de um modo
diferente. Pessoas disléxicas são únicas; cada uma com suas
características, habilidades e inabilidades próprias. Podemos
suspeitar a presença da dislexia desde cedo, principalmente na época
da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente
apresentadas à criança. Um diagnóstico mais preciso é feito a
partir da 2º ano, após dois anos de aprendizagem da leitura. Isso
acontece independentemente do quociente de inteligência (QI) dos
indivíduos.
A
dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar
(psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista ou
psiquiatra), os quais após o diagnóstico direciona-os as
intervenções necessárias.
Alguns
sinais e sintomas:
- Atraso no desenvolvimento motor desde a fase de engatinhar, sentar e andar;
- Troca letras principalmente quando elas possuem sons parecidos, como f/v, b/p, d/t;
- Pula ou inverte sílabas na hora de ler ou escrever;
- Não consegue associar letras aos sons;
- Confunde palavras que soam parecido, como macarrão e camarão
- Erros constantes de ortografia;
- Lentidão na aprendizagem da leitura;
- Problemas de localização de esquerda e direita;
- Dificuldades para estudar
- Perdem a linha de leitura
- Confundem/ invertem/ substituem letras, sílabas ou palavras
- Esquece facilmente aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas; entre outros
Algumas
dicas para pais e professores
Para
ajudar de maneira prática, os pais podem ler para seus filhos,
independentemente da idade, visto que muitos disléxicos não
compreendem o que estão lendo. Ajude-o a desenvolver algum interesse
que talvez tenha pela arte de modo geral, como teatro, música,
assista a TV, vídeos com a criança e depois conversem sobre o que
viram, incentive as atividades livres e elogie, motive e estimule a
autoconfiança e autoestima da criança, dessa forma os pais serão
um grande auxilio e contribuirão na educação e desenvolvimento
dessas crianças.
Para
minimizar estas questões os pais devem conseguir estabelecer
rotinas, estruturar e organizar as suas vidas, uma vez que as
crianças com dislexia têm melhores resultados quando seguem uma
rotina e sabem aquilo que se espera. Para favorecer melhores
competências de estudo deve-se garantir um bom ambiente de trabalho,
incentivar horário e plano de estudo ajustado, materiais
organizados.
A
escola pode realizar algumas ações, no sentido de promover o
desenvolvimento de todas as crianças considerando as peculiaridades
de cada uma delas como, por exemplo:
Realizar
ajustes que incluam tarefas escolares alternativas ou modificadas e
procedimentos de avaliação também modificados e adaptados;
- Criação de estratégias com métodos voltados para dificuldades especifica da criança;
- Atenção especial para crianças com distúrbios de aprendizagem;
- Materiais didáticos estimulantes e brincadeiras lúdicas,
- Apoio psicopedagógico, entre outras ações que vão contribuir para o melhor desenvolvimento das crianças.
Dislexia Nível I PARTE I by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível II PARTE I by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível III PARTE I by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível I PARTE 2 by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível II PARTE 2 by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível III PARTE 2 by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível i Parte 3 by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível II PARTE 3 by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
Dislexia Nível III PARTE 3 by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
PARTE IV - SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO
DISLEXIA NÍVEL I - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL III - CLIQUE AQUI
PARTE V - SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO
DISLEXIA NÍVEL I - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL III - CLIQUE AQUI
PARTE VI - SEMANA DE 07 A 11 DE SETEMBRO
DISLEXIA NÍVEL I - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL II - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL III - CLIQUE AQUI
PARTE VII - SEMANA DE 28 DE SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO
DISLEXIA NÍVEL I - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL II - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL III - CLIQUE AQUI
PARTE VIII - SEMANA DE 19 A 23 DE OUTUBRO
DISLEXIA NÍVEL I - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL III - CLIQUE AQUI
PARTE IX - SEMANA DE 09 A 13 DE NOVEMBRO
DISLEXIA NÍVEL II - CLIQUE AQUI
DISLEXIA NÍVEL III - CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário