A
Discalculia trata de um termo usado para denominar Dificuldades de
Aprendizagem caracterizadas por problemas no processamento de
informações numéricas, aprendizagem de fatos aritméticos e
realização de cálculos precisos ou fluentes. Esse Transtorno de
aprendizagem afeta as habilidades matemáticas, mas, não é causado
por deficiência mental, por déficits visuais ou auditivos ou por má
escolarização, por isso é importante não confundir a discalculia
com os fatores citados acima.
Os
déficits apresentados nas habilidades cognitivas como: foco,
atenção dividida, memória de curto prazo, habilidades de nomeação,
planejamento ou velocidade de processamento podem ser indicadores de
discalculia.
É
importante que o diagnóstico da discalculia seja feito o mais cedo
possível, já que a partir dos sete ou oito anos, com a introdução
dos símbolos específicos da matemática e das operações básicas,
os sintomas se tornam mais visíveis.
Para
o diagnóstico
é
necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Além
dos diferentes tipos, a discalculia também pode ser classificada
pelo grau de acordo com a intensidade que afeta o indivíduo.
Algumas
das principais dificuldades para aqueles que lidam com a discalculia
são basicamente:
- A compreensão e memorização de conceitos matemáticos, regras e/ ou fórmulas
- Sequenciação de números (antecessor e sucessor) ou em dizer qual de dois é o maior.
- Compreensão de unidades de medida
- Tarefas que impliquem a passagem de tempo (ver horas em relógios analógicos)
- Tarefas nas quais é necessário lidar com o dinheiro
Como
os pais podem ajudar:
Momentos
de brincadeiras são ideais para trabalhar conceitos matemáticos e
lógicos com as crianças, por mais simples que sejam como brincar de
casinha (trabalha noção do espaço necessário para os brinquedos),
jogar bola contando número de gols, convidar a criança para ajudar
a preparar as refeições – contar os ingredientes, quantas pessoas
irão comer, número de pratos, copos e talheres na mesa entre outras
opções, também são opções válidas. Manusear objetos
classificando-os em conjuntos, abotoar sua roupa percebe simetria, ao
amarrar os sapatos descobre os percursos do cadarço entre outras.
Algumas
estratégias para o professor:
- O uso do computador é bastante útil por se tratar de um objeto do interesse da criança
- Usar situações concretas, nos problemas, deixar que o aluno manipule este material, pois o contato tátil estimula as conexões neurais
- Propor jogos na sala, os jogos irão ajudar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades especiais, contagem
- Fazer uso de calculadora, tabuada e caderno quadriculado
- Confira mais tempo a realização das tarefas e valorize o raciocínio matemático mais que a realização do cálculo em si
- Explicar a ele suas dificuldades e dizer que está ali para ajuda-lo sempre que precisar
- Retomar o conteúdo para confirmar se a via de raciocínio é correta, ou se apenas decorou o resultado
A
utilização de jogos como tangram, trimu, matix, palitos, entre
outros são sugestões de atividades promotoras de
situações-problemas que podem ser utilizadas no tratamento clínico,
pedagógico e na interação familiar do discalcúlico.
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Discalculia Nível I PARTE 2 by ESCOLA SÃO MIGUEL Prefeitura on Scribd
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PARTE IV - SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO
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PARTE VI - SEMANA DE 07 A 11 DE SETEMBRO
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PARTE VII - SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO
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PARTE VIII - SEMANA DE 19 A 23 DE OUTUBRO
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PARTE IX - SEMANA DE 09 A 13 DE NOVEMBRO
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