TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um Transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. O TDAH (CID-10, F90) se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). É importante dizer que o TDAH não é uma doença, portanto não existe uma cura para solucioná-lo e sim um tratamento para melhor conviver com ele. O diagnóstico pode ficar mais evidente a partir do momento que a criança vai para a escola, pois a criança com TDAH pode apresentar dificuldade em prestar atenção à aula, responder as questões sem terminar de ler e não conseguir ficar parado.
Deixando claro que o sintoma de TDAH não se restringe apenas a uma criança agitada, mas que uma criança quieta ao extremo também pode ser portadora desse distúrbio.
Um dos fatores que mais dificultam o rendimento escolar da criança hiperativa é o déficit de atenção, pois em todo o momento sua atenção em sala de aula é requisitada pelos colegas e professores.
Se a criança hiperativa tem dificuldades de atenção, toda sua aprendizagem pode estar comprometida. A atenção da criança é flutuante, pois qualquer barulho ou movimento a impede de concentrar-se no que começou a fazer.
A criança não consegue memorizar o que aprendeu, devendo então ser ensinado novamente no dia seguinte para que possa ser memorizado o conteúdo do dia anterior. O professor não deve exigir a atenção demasiadamente, pois, aumenta a tensão emocional da criança e reduz sua capacidade.
A falta de atenção e concentração, como também a excessiva atividade motora em uma criança hiperativa, interfere na aprendizagem levando ao baixo rendimento escolar, como também a um desequilíbrio no convívio familiar.
O diagnóstico é afirmado após várias observações de especialistas como psiquiatras, psicólogos e neurologistas. Depois de diagnosticada, a criança poderá ser encaminhada para intervenções e acompanhamento de um psicopedagogo.
Devemos estar bem informados sobre as possibilidades de tratamento do quadro de TDAH, incluindo a medicação e como ela age no sistema nervoso central e sobre os comportamentos inadequados, além de entender que as melhoras ocorrem no aumento do foco, da atenção, na execução, na caligrafia, na habilidade motora fina e na melhora dos relacionamentos interpessoais.
A utilização de jogos é indicada para trabalhar no processo de Intervenção de Portadores de TDA/TDAH, visto que é através dos jogos que a criança, e até mesmo adolescente e adulto, submete-se às regras e normas, onde poderão desenvolver suas habilidades, seu raciocínio, autoimagem, tolerar frustrações, saber ganhar ou perder, saber esperar sua vez, planejar uma situação, aprender a ouvir.
Além dos jogos também é indicado utilizar a ARTETERAPIA, pois também é uma grande contribuição terapêutica durante o processo de diagnóstico ou mesmo de intervenção com um portador de TDAH.
Alguns sinais e sintomas de TDAH
O DSM-5 tem alguns critérios que definem o diagnóstico de uma criança ou adulto com TDAH. Em primeiro lugar, é necessária que a pessoa apresente um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfira no funcionamento e no desenvolvimento. Para tanto, ela precisa apresentar sintomas destes dois aspectos.
SINTOMAS COMUNS DE DESATENÇÃO:
Deixar de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades;
Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
Não escutar quando lhe dirigem a palavra;
Não seguir instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho;
Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades;
Evita, não gosta, reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;
Perde objetos necessários às tarefas ou atividades;
Distrai-se facilmente com estímulos externos;
É esquecido em relação a atividades cotidianas.
SINTOMAS COMUNS DE HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE:
Remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira;
Levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
Correr ou subir nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude;
Ser incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente;
Fala demais;
Não consegue aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;
Interrompe ou se intromete em conversas ou atividades;
Dificuldade em esperar sua vez.
TIPOS DE TDAH
Os tipos de TDAH são classificados de acordo com a quantidade de combinações dos sintomas e gravidades dos mesmos. São três subtipos e três graus diferentes:
Subtipos:
Apresentação combinada: quando os critérios de hiperatividade-impulsividade e desatenção são evidentes nos últimos seis meses;
Predominantemente desatento: quando não são preenchidos os critérios de hiperatividade-impulsividade, mas os de desatenção sim, nos últimos seis meses;
Predominantemente hiperativo-impulsivo: quando não são preenchidos os critérios de desatenção, mas os de hiperatividade sim, nos últimos seis meses;
GRAUS DE TDAH
Leve: poucos sintomas presentes e pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos;
Moderado: os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes;
Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.
SEGUE ALGUMAS DICAS PARA PAIS E PROFESSORES DE COMO LIDAR COM A CRIANÇA COM TDAH:
Seja paciente, demonstre afeição e amor;
Coloque limites claros e dê instruções focadas, como por exemplo: “comece agora a lição de matemática” ao invés de “preste atenção”;
Dê responsabilidades por meio de tarefas simples, o que fará com que ela se sinta necessária e valorizada;
Faça elogios, incentive-o sempre que ele conseguir cumprir uma atividade quando precisar repreendê-lo. Tome cuidado com a forma com que vai fazer isso, o excesso de críticas prejudica a autoestima da criança;
Busque formas de aumentar a autoestima da criança e coloque disciplina em sua rotina;
Procure passar mais tempo na companhia de seu filho;
Ensine a criança a adquirir formas de organização adequadas, como calendário de atividades diárias, agenda para anotações de provas e trabalhos;
Seja claro e objetivo. Evite usar palavras de difícil entendimento ao se comunicar, procure palavras mais fáceis e frases curtas;
Tente usar criatividade e usar técnicas de motivação e recompensa com ele;
Ao falar fique à sua frente, olho no olho e fale com calma até ter certeza de que a criança o compreendeu;
Jamais exponha a criança ou crie constrangimentos a ela;
Em sala de aula, procure colocar a criança ou adolescente na frente, perto do professor, para evitar distrações;
Não se esqueça da dificuldade de manter a atenção por muito tempo: 12 tarefas de 5 minutos cada geram resultados melhores do que 2 tarefas de meia hora, por exemplo;
Ajudar o aluno a anotar;
Procure atividades prazerosas: além do tratamento com terapia, encontrar hobbies, praticar exercícios físicos, meditação e ter hábitos de alimentação saudáveis.
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