quarta-feira, 8 de julho de 2020

TDAH

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um Transtorno neurobiológico que aparece na infância e que na maioria dos casos acompanha o indivíduo por toda a vida. O TDAH (CID-10, F90) se caracteriza pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade sendo a apresentação predominantemente desatenta conhecida por muitos como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). É importante dizer que o TDAH não é uma doença, portanto não existe uma cura para solucioná-lo e sim um tratamento para melhor conviver com ele. O diagnóstico pode ficar mais evidente a partir do momento que a criança vai para a escola, pois a criança com TDAH pode apresentar dificuldade em prestar atenção à aula, responder as questões sem terminar de ler e não conseguir ficar parado.

Deixando claro que o sintoma de TDAH não se restringe apenas a uma criança agitada, mas que uma criança quieta ao extremo também pode ser portadora desse distúrbio.

Um dos fatores que mais dificultam o rendimento escolar da criança hiperativa é o déficit de atenção, pois em todo o momento sua atenção em sala de aula é requisitada pelos colegas e professores.

Se a criança hiperativa tem dificuldades de atenção, toda sua aprendizagem pode estar comprometida. A atenção da criança é flutuante, pois qualquer barulho ou movimento a impede de concentrar-se no que começou a fazer.

A criança não consegue memorizar o que aprendeu, devendo então ser ensinado novamente no dia seguinte para que possa ser memorizado o conteúdo do dia anterior. O professor não deve exigir a atenção demasiadamente, pois, aumenta a tensão emocional da criança e reduz sua capacidade.

A falta de atenção e concentração, como também a excessiva atividade motora em uma criança hiperativa, interfere na aprendizagem levando ao baixo rendimento escolar, como também a um desequilíbrio no convívio familiar.

O diagnóstico é afirmado após várias observações de especialistas como psiquiatras, psicólogos e neurologistas. Depois de diagnosticada, a criança poderá ser encaminhada para intervenções e acompanhamento de um psicopedagogo.

Devemos estar bem informados sobre as possibilidades de tratamento do quadro de TDAH, incluindo a medicação e como ela age no sistema nervoso central e sobre os comportamentos inadequados, além de entender que as melhoras ocorrem no aumento do foco, da atenção, na execução, na caligrafia, na habilidade motora fina e na melhora dos relacionamentos interpessoais.

A utilização de jogos é indicada para trabalhar no processo de Intervenção de Portadores de TDA/TDAH, visto que é através dos jogos que a criança, e até mesmo adolescente e adulto, submete-se às regras e normas, onde poderão desenvolver suas habilidades, seu raciocínio, autoimagem, tolerar frustrações, saber ganhar ou perder, saber esperar sua vez, planejar uma situação, aprender a ouvir.

Além dos jogos também é indicado utilizar a ARTETERAPIA, pois também é uma grande contribuição terapêutica durante o processo de diagnóstico ou mesmo de intervenção com um portador de TDAH.


Alguns sinais e sintomas de TDAH

O DSM-5 tem alguns critérios que definem o diagnóstico de uma criança ou adulto com TDAH. Em primeiro lugar, é necessária que a pessoa apresente um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfira no funcionamento e no desenvolvimento. Para tanto, ela precisa apresentar sintomas destes dois aspectos.

SINTOMAS COMUNS DE DESATENÇÃO:


  • Deixar de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades;

  • Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;

  • Não escutar quando lhe dirigem a palavra;

  • Não seguir instruções e não termina deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho;

  • Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades;

  • Evita, não gosta, reluta em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado;

  • Perde objetos necessários às tarefas ou atividades;

  • Distrai-se facilmente com estímulos externos;

  • É esquecido em relação a atividades cotidianas.


SINTOMAS COMUNS DE HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE:


  • Remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira;

  • Levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;

  • Correr ou subir nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude;

  • Ser incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente;

  • Fala demais;

  • Não consegue aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros;

  • Interrompe ou se intromete em conversas ou atividades;

  • Dificuldade em esperar sua vez.


TIPOS DE TDAH


Os tipos de TDAH são classificados de acordo com a quantidade de combinações dos sintomas e gravidades dos mesmos. São três subtipos e três graus diferentes:

Subtipos:

  • Apresentação combinada: quando os critérios de hiperatividade-impulsividade e desatenção são evidentes nos últimos seis meses;

  • Predominantemente desatento: quando não são preenchidos os critérios de hiperatividade-impulsividade, mas os de desatenção sim, nos últimos seis meses;

  • Predominantemente hiperativo-impulsivo: quando não são preenchidos os critérios de desatenção, mas os de hiperatividade sim, nos últimos seis meses;


GRAUS DE TDAH


  • Leve: poucos sintomas presentes e pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos;

  • Moderado: os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes;

  • Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.


SEGUE ALGUMAS DICAS PARA PAIS E PROFESSORES DE COMO LIDAR COM A CRIANÇA COM TDAH:


  • Seja paciente, demonstre afeição e amor;

  • Coloque limites claros e dê instruções focadas, como por exemplo: “comece agora a lição de matemática” ao invés de “preste atenção”;

  • Dê responsabilidades por meio de tarefas simples, o que fará com que ela se sinta necessária e valorizada;

  • Faça elogios, incentive-o sempre que ele conseguir cumprir uma atividade quando precisar repreendê-lo. Tome cuidado com a forma com que vai fazer isso, o excesso de críticas prejudica a autoestima da criança;

  • Busque formas de aumentar a autoestima da criança e coloque disciplina em sua rotina;

  • Procure passar mais tempo na companhia de seu filho;

  • Ensine a criança a adquirir formas de organização adequadas, como calendário de atividades diárias, agenda para anotações de provas e trabalhos;

  • Seja claro e objetivo. Evite usar palavras de difícil entendimento ao se comunicar, procure palavras mais fáceis e frases curtas;

  • Tente usar criatividade e usar técnicas de motivação e recompensa com ele;

  • Ao falar fique à sua frente, olho no olho e fale com calma até ter certeza de que a criança o compreendeu;

  • Jamais exponha a criança ou crie constrangimentos a ela;

  • Em sala de aula, procure colocar a criança ou adolescente na frente, perto do professor, para evitar distrações;

  • Não se esqueça da dificuldade de manter a atenção por muito tempo: 12 tarefas de 5 minutos cada geram resultados melhores do que 2 tarefas de meia hora, por exemplo;

  • Ajudar o aluno a anotar;

  • Procure atividades prazerosas: além do tratamento com terapia, encontrar hobbies, praticar exercícios físicos, meditação e ter hábitos de alimentação saudáveis. 





















PARTE IV - SEMANA DE 10 A 14 DE AGOSTO

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PARTE VI - SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

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PARTE VI - SEMANA DE 21 A 25 DE SETEMBRO

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PARTE VII - SEMANA DE 12 A 16 DE OUTUBRO

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PARTE VIII - SEMANA DE 02 A 06 DE NOVEMBRO

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PARTE IX - SEMANA DE 23 A 27 DE NOVEMBRO

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