A família é o lugar onde aprendemos com as diferenças um dos outros, aprendemos a amar, dialogar, respeitar, desenvolver afeto, o carinho e atenção.
Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da AMARP a relação com as famílias é um tema de especial relevância no cotidiano da Educação Infantil e o não reconhecimento, pelos profissionais e pais, das possibilidades de participação tem permitido a permanência de uma percepção generalista e de culpabilização, porém o que se percebe é que nem sempre é verdade que os pais e as famílias são descompromissadas e negligentes em relação à educação, ao cuidado, ao desenvolvimento e a aprendizagem dos seus filhos e nem sempre é verdade que os profissionais não buscam alternativas de participação.
Vivemos em um contexto em que as configurações familiares estão se estruturando de formas e modos diferentes daquelas concebidas e idealizadas. A realidade já tem demostrado cotidianamente com diversos exemplos que independente da sua configuração familiar quando as crianças são amadas, respeitadas, protegidas e estimuladas por suas famílias desenvolvem -se, aprendem e se tornam adultos capazes e felizes.
Professora Lilian Schirmer
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