"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". Albert Einsten
terça-feira, 20 de setembro de 2022
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2022
A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de provocar a reflexão de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre as regras de trânsito para beneficiar toda a sociedade.
Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de todos, um trânsito mais seguro.
Nesses dias, campanhas de conscientização são reforçadas por todo o país. Os órgãos estaduais de trânsito (Departamento Estadual de Trânsito – Detran) e órgãos municipais criam tais campanhas em consonância com o Governo Federal (Conselho Nacional de Trânsito – Contran, Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran e Departamentos Regionais de Trânsito – Denatrans) para alertar motoristas e pedestres dos perigos no trânsito, além dos cuidados exigidos no ir e vir das cidades.
Todas as campanhas ao longo dos anos possuem uma frase que marca o ideal e o ponto-chave a ser reforçado na conscientização. No ano de 2022 a frase adotada é: “Juntos Salvamos Vidas”, utilizada no mês de maio na campanha Maio Amarelo e agora na semana do trânsito. Fala da importância de acionar todos os atores do trânsito para que possamos realmente, em união, criar condições de um trânsito mais harmonioso e seguro.
Sendo assim, surge a necessidade de se pensar sobre as interações que acontecem no trânsito, onde a escola, um dos principais agentes educadores, pode estar contribuindo, combinado aos órgãos governamentais, para uma melhoria neste convívio social tão importante em nossa sociedade. Com esse objetivo, o Órgão Executivo de Trânsito de Fraiburgo – ORTFRAI e a Secretaria de Educação se unem, e, através da Coordenação Pedagógica do ORTFRAI realizam no mês de setembro palestras educativas sobre o Trânsito. As palestras atenderão neste momento os alunos do Pré II e Ensino Fundamental I das escolas municipais.
A educação para o trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto. Com isso as palestras pretendem focar na estimulação da criança quando da ocupação do trânsito, e nas situações diversas relacionadas ao tema, seja na condição de pedestre, ciclista, passageiro de carro, ônibus escolar e outros veículos e como se comportar em cada um deles.
A Educação Para o Trânsito nas escolas estimula as crianças a observar sua conduta e a dos adultos no trânsito para a preservação do bem mais valioso que existe: A Vida!
Educar para o Trânsito é tarefa de todos e assim: “Juntos Salvamos Vidas”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário