"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original". Albert Einsten
quarta-feira, 20 de julho de 2022
1º FESTIVAL JOGO DE QUARTO E XADREZ
No dia 18 de julho foi realizado no C.E.M. São Miguel o 1º Festival do Jogo Quarto e no dia 19 o 1º Festival de Xadrez, tendo como objetivo incentivar e despertar o gosto pelos jogos. Esperamos em 2023 dar sequência ao 2º Festival.
Os benefícios do Jogo Quarto e do Xadrez para os alunos: raciocínio e concentração, estimula a paciência, exercita a mente, lidar com o sentimento de perda, aumento do rendimento escolar, resolução de problemas e tomada de decisões, socialização, formação do caráter, criatividade e imaginação, aceitação de regras.
O JOGO QUARTO
O Quarto é um jogo de tabuleiro para dois jogadores inventado por Blaise Müller.
O jogo desenvolve-se num tabuleiro 4×4. Existem 16 peças únicas, cada um das quais com quatro atributos:
quadrado (paralelepípedo) ou redondo (cilindro);
preta ou branca (ou qualquer outro par de cores);
baixa ou alta;
com buraco (oca) ou sem buraco (maciça).
Os jogadores, à vez, escolhem a peça que o seu adversário terá de colocar no tabuleiro. Um jogador vence se ao colocar a peça consegue formar uma linha, coluna ou diagonal em que todas as peças tenham uma característica comum (todas pequenas, todas redondas, etc). Uma variante incluída em muitas edições é a possibilidade de ganhar o jogo ao formar um quadrado 2×2 nas condições anteriores. O jogo termina em empate se todo o tabuleiro estiver preenchido e não se tiver verificado nenhuma situação de vitória. Note-se que estas são as regras básicas.
O Quarto distingue-se por ser um jogo em que apenas existe um conjunto de peças para os dois jogadores em vez de um conjunto separado para cada jogador.
Tem um site para quem queira jogar o Jogo Quarto online, tem que se cadastrar não tem custo, é totalmente gratuito, vamos aproveitar este momento de recesso escolar e praticar.
https://pt.boardgamearena.com/account?warn&redirect=gamepanel%3Fgame%3Dquarto
XADREZ
O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha.
"O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário.
Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Cada peça tem sua particularidade no modo de movimentar-se sobre o tabuleiro. Ao peão, são apenas permitidos movimentos frontais, de modo que o primeiro movimento de cada peão pode abranger duas casas, os outros movimentos se restringem a uma casa à frente. Embora se movimente para frente, o ataque do peão sempre ocorre na diagonal. A torre pode correr, sem restrições de número de casas, para frente/trás/direita/esquerda. O cavalo realiza movimentos em “L” (duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele), para qualquer direção. O movimento do bispo ocorre, assim como no caso das torres, sem limitação de casas, porém apenas no sentido diagonal. A rainha tem livre movimentação no jogo. O rei pode apenas ser movimentado de casa em casa, ainda que em qualquer direção do tabuleiro.
A movimentação das peças, por parte dos jogadores, é feita a partir de estratégia bastante pensada. É por isso que se costuma usar o xadrez como analogia para quaisquer outras ações de estratégias, como as ações políticas, por exemplo."
Tem um site para quem queira aprender a jogar o Xadrez online com atividades e jogo com o computador ou com outros jogadores, é totalmente gratuito, vamos aproveitar este momento de recesso escolar e praticar.
https://lichess.org/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário