A arte ousa falar de tudo. A arte não afirma, mas nos leva a questionar sobre a vida. O ser humano está sempre mudando sua maneira de entender o mundo e a sociedade em que vive, reinventando sua cultura e transformando a produção artística. No ano de 2019, as aulas de arte foram bastante diversificadas, desde o pré até o 9º Ano. Aulas de desenho, pintura, customização, e muitas aulas de música, com iniciação à flauta lúdica, em que no mundo dos sons e da música de maneira criativa, o objetivo principal era a utilização da voz, o corpo e o movimento como meios de expressão.
É fascinante como somos movidos à música, a melodia, o ritmo, o encantamento com que somos envolvidos faz com que nos transportemos no tempo, na história e até mesmo na nossa vida. Ao entrar em contato com a música logo expressamos através do corpo nossos sentimentos, vontades e desejos. É nesse momento que os conhecimentos se tornam amplos e abertos ao crescimento, pois a sensibilidade está à flor da pele.
A musicalização é uma ferramenta extraordinária que vem ao encontro com o processo de ensino-aprendizagem, pois envolve diversas áreas do conhecimento e capacidades físicas e cognitivas. Com isso aumenta também a autoestima fazendo com que a criança aprenda a se aceitar com suas capacidades e limitações.
Ao expressar os seus sentimentos, suas ideias e valores culturais, o indivíduo demonstra-se vulnerável aos males oferecidos pela sociedade, pois a comunicação com o mundo exterior abre-se e seu interior torna-se mais frágil.
A utilização da musicalização na escola pode incentivar a participação, a cooperação, a socialização, destruindo o interesse por descobrir e seguir outros caminhos que não vem a acrescentar nada de bom e valioso em sua vida.
Professoras: Cintia Regiane Both e Dulce Zago
Nenhum comentário:
Postar um comentário