O
QUE É O AEE
O
Atendimento
Educacional Especializado (AEE) é
o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos
organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente
alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno
escolar. Pode ser realizado em salas de recursos especiais na escola
regular ou em instituições especializadas.
Qual
é o Objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
Complementar
ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização
de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem
as barreiras para sua plena participação na sociedade e
desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual
é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
I
– Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de
natureza física, intelectual ou sensorial, o s quais, em interação
com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e
efetiva na sociedade com as demais pessoas.
II
– Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles
que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento
neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na
comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição
alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de
Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos
invasivos sem outra especificação.
III
– Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que
apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas
do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual,
liderança, psicomotora, artes e criatividade.
O
que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
-
Apoia
o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
-
Disponibiliza
o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e
sinalização;
-
Oferece
Tecnologia Assistiva - TA;
-
Faz
adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em
vista as necessidades específicas dos alunos;
-
Oportuniza
o enriquecimento curricular (para alunos com altas
habilidades/superdotação).
São
atribuições do professor do AEE:
-
Identificar,
elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de
acessibilidade e estratégias considerando as necessidades
específicas dos alunos público-alvo da educação especial;
-
Elaborar
e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando
a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de
acessibilidade;
-
Organizar
o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos
multifuncional;
-
Acompanhar
a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de
acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em
outros ambientes da escola;
-
Estabelecer
parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de
estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
-
Orientar
professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de
acessibilidade utilizados pelo aluno;
-
Ensinar
e usar recursos de Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias
da informação e comunicação, a comunicação alternativa e
aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos
ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e
linguagens, as atividades de orientação e mobilidade entre outros;
de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo
autonomia, atividade e participação.
-
Estabelecer
articulação com os professores da sala de aula comum, visando a
disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de
acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos
alunos nas atividades escolares.
-
Promover
atividades e espaços de participação da família e a interface
com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre
outros.
O
AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas
atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino
comum.
JULIANE
TERESINHA CORDEIRO
Professora
do AEE
Graduada
em Pedagogia e Educação Especial
Especialização
em: Educação Especial e Praticas Inclusivas,
Educação
Infantil e Séries Iniciais
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Apoia
o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
Disponibiliza
o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e
sinalização;
Oferece
Tecnologia Assistiva - TA;
Faz
adequações e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em
vista as necessidades específicas dos alunos;
Oportuniza
o enriquecimento curricular (para alunos com altas
habilidades/superdotação).
Identificar,
elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de
acessibilidade e estratégias considerando as necessidades
específicas dos alunos público-alvo da educação especial;
Elaborar
e executar plano de atendimento educacional especializado, avaliando
a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de
acessibilidade;
Organizar
o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos
multifuncional;
Acompanhar
a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de
acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em
outros ambientes da escola;
Estabelecer
parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de
estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
Orientar
professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de
acessibilidade utilizados pelo aluno;
Ensinar
e usar recursos de Tecnologia Assistiva, tais como: as tecnologias
da informação e comunicação, a comunicação alternativa e
aumentativa, a informática acessível, o soroban, os recursos
ópticos e não ópticos, os softwares específicos, os códigos e
linguagens, as atividades de orientação e mobilidade entre outros;
de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo
autonomia, atividade e participação.
Estabelecer
articulação com os professores da sala de aula comum, visando a
disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de
acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos
alunos nas atividades escolares.
Promover
atividades e espaços de participação da família e a interface
com os serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre
outros.
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