Objetivo
Geral
Utilizar-se
da leitura através da contação de história, como metodologia para
o desenvolvimento dos sujeitos e melhoria de seu desempenho escolar,
respondendo as necessidades afetivas e intelectuais pelo contato com
o conteúdo simbólico das leituras trabalhadas.
Objetivos
específicos
-
Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e hábito pela leitura.
-
Desenvolver a linguagem oral.
-
Descrever cenários e personagens.
-
Incentivar o trabalho em equipe.
-
Buscar no mundo das fantasias possíveis soluções para os problemas da vida real.
-
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
-
Expressar se por meio desenhos, pinturas e colagens.
Fundamental
I
A
contação de história será desenvolvido pelas professoras regentes
e por profissionais convidados.
Será
desenvolvido no espaço da biblioteca da escola, usando os fantoches,
o avental de histórias e a saia, entre outros.
A
atividade será desenvolvida bimestralmente, conforme roteiro.
1º
Bimestre: 2º semana de Março
2º
Bimestre: 3º semana de Maio
3º
Bimestre: 3º semana de Agosto.
4º
Bimestre: 1º semana de Novembro.
Histórias
-
Rapunzel
-
Chapeuzinho Vermelho
-
Branca de neve e os sete anões
-
Os três porquinhos
-
João e o pé de feijão
-
Pinóquio
-
João e Maria
-
Alice no país das maravilhas
-
Entre outros...
Fundamental
II
Será
desenvolvido semestralmente, em 4 núcleos separados: (6º,7º,8º e
9º anos).
1º
Semestre: Junho
2º
Semestre: Outubro
Será
desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa, Artes e
profissionais
convidados. No espaço da biblioteca da escola ou em outro espaço que vejam pertinente.
convidados. No espaço da biblioteca da escola ou em outro espaço que vejam pertinente.
Histórias
Narrativas
de viagens.
Histórias
verídicas.
Biografias
e romances.
Atividades
após Histórias
Após
a contação, é sempre importante realizar um trabalho em que as
crianças se envolvam e relembrem o que foi contado.
Dobradura
das personagens.
Desenhos
das personagens que mais gostou.
Construção
com Sucatas.
Música
sobre a história.
Fantoches
diversos
Bonecos
Máscaras
Construção
de livrinhos
Dramatizações
Fantasias
Painéis
Avaliação
A
avaliação é um processo formativo e contínuo.
A
avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante
observação de alguns aspectos: interatividade, participação
compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em
relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário