segunda-feira, 26 de março de 2018

Projeto Contação de Histórias

Objetivo Geral

Utilizar-se da leitura através da contação de história, como metodologia para o desenvolvimento dos sujeitos e melhoria de seu desempenho escolar, respondendo as necessidades afetivas e intelectuais pelo contato com o conteúdo simbólico das leituras trabalhadas.
Objetivos específicos
  • Provocar a curiosidade e consequentemente, o gosto e hábito pela leitura.
  • Desenvolver a linguagem oral.
  • Descrever cenários e personagens.
  • Incentivar o trabalho em equipe.
  • Buscar no mundo das fantasias possíveis soluções para os problemas da vida real.
  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
  • Expressar se por meio desenhos, pinturas e colagens.
Fundamental I

A contação de história será desenvolvido pelas professoras regentes e por profissionais convidados.
Será desenvolvido no espaço da biblioteca da escola, usando os fantoches, o avental de histórias e a saia, entre outros.
A atividade será desenvolvida bimestralmente, conforme roteiro.
1º Bimestre: 2º semana de Março
2º Bimestre: 3º semana de Maio
3º Bimestre: 3º semana de Agosto.
4º Bimestre: 1º semana de Novembro.

Histórias
  • Rapunzel
  • Chapeuzinho Vermelho
  • Branca de neve e os sete anões
  • Os três porquinhos
  • João e o pé de feijão
  • Pinóquio
  • João e Maria
  • Alice no país das maravilhas
  • Entre outros...
Fundamental II

Será desenvolvido semestralmente, em 4 núcleos separados: (6º,7º,8º e 9º anos).
1º Semestre: Junho
2º Semestre: Outubro

Será desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa, Artes e profissionais 

convidados. No espaço da biblioteca da escola ou em outro espaço que vejam pertinente.

Histórias
Narrativas de viagens.
Histórias verídicas.
Biografias e romances.

Atividades após Histórias

Após a contação, é sempre importante realizar um trabalho em que as crianças se envolvam e relembrem o que foi contado.
Dobradura das personagens.
Desenhos das personagens que mais gostou.
Construção com Sucatas.
Música sobre a história.
Fantoches diversos
Bonecos
Máscaras
Construção de livrinhos
Dramatizações
Fantasias
Painéis

Avaliação

A avaliação é um processo formativo e contínuo.
A avaliação dos alunos durante o Projeto acontecerá mediante observação de alguns aspectos: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita.










Nenhum comentário:

Postar um comentário