segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Projeto REFLEXOS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA CRIANÇA E ADOLESCENTE

A violência doméstica é um problema que assola milhares de pessoas, na maioria das vezes, de forma silenciosa e obscura. Não se restringe a um nível social, econômico, religioso ou cultural. Trata-se de uma realidade social que gradativamente se infiltra no convívio familiar e destrói os anseios afetivos, formando assim, pessoas de caráter conturbado.
É notável que, a instabilidade emocional no lar, pode impedir um bom funcionamento físico e mental da vítima, principalmente, quando se trata de uma criança, pois é na infância o período do desenvolvimento de grande parte das características afetivas e de personalidade que carregará para a vida adulta. O normal na infância é reproduzir as atitudes de adultos que o cercam. A maneira de reagir à vida e viver em sociedade, noções de direito e respeito aos outros, como resolver conflitos, frustrações ou conquistar objetivos, tolerar perdas, e tantas outras formas de se portar diante da vida, são intensamente influenciadas durante a primeira fase da existência.
Portanto, se o ambiente de crescimento da criança e do adolescente é um antro de violência, abusos e negligências, a tendência é que se tornem agressoras na idade adulta, pois seu comportamento é um reflexo de suas experiências domésticas. E grandes indícios de má formação de personalidade geralmente são observados em tenra idade.
Percebe-se grande dificuldade por parte da instituição escolar na concretização da sua função, que é fornecer o conhecimento necessário para o enfrentamento profissional cultural e pessoal; quando, em contrapartida, a família negligencia seu papel primordial, o fornecimento de estrutura emocional para que a criança consiga conviver em sociedade. Neste contexto, o presente projeto proporcionou aos alunos dos 7º e 8º anos matutino uma oportunidade de conhecer seus direitos e deveres relacionados às consequências da violência doméstica.
A mudança de comportamento da nossa sociedade está no valor e cuidado que damos às crianças e adolescentes hoje.

OBS: Parte deste texto foi tirado do projeto apresentado ao setor de extensão e cultura da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, para aplicação no Centro Educacional Municipal São Miguel, por: Ruthnéa Bernadete Fernandes Fritzen, acadêmica de Direito 3ª fase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário