sexta-feira, 18 de março de 2016

PROJETO AEE/2016 VIAJANDO E APRENDENDO COM SYLVIA ORTHOF


JUSTIFICATIVA

A história é o meio no qual o aluno faz uma viagem ao mundo dos sonhos e do imaginário, onde se podem ter todos os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de recursos um projeto de leituras com uma variedade de histórias, dando assim a oportunidade de sonhar, viajar e se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos, estimulando ainda mais o prazer de ler utilizando vários meios pedagógicos e tecnológicos .
A literatura infantil é um caminho que proporciona a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança aprende a importância de ouvir, contar e recontar histórias. As histórias possuem uma magia universal que é a capacidade de prender a atenção dos alunos.
As histórias contadas, lidas remete-nos a agradáveis momentos vividos na nossa infância e que com certeza gostaríamos de cultivar e compartilhar com nossos alunos. E, por isso pensou-se em explorar um pouco desse maravilhoso mundo de magia e encanto proporcionado pela literatura.
Depois de muita pesquisa e discussão, descobrimos que poderíamos conhecer e descobrir mais sobre essa maravilhosa e irreverente autora SYLVIA ORTHOF, com os seu texto desobediente, esmerado, abusado, feito de riso, provocação e arrepio. Além de questionar velhos conceitos, a autora sempre vivia do modo como escrevia: espalhando encantamento por onde passava.


OBJETIVOS

  • Mediar e construir o conhecimento, através dos diversos escritos de Sylvia Orthof, criando situações que suscitem a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes.
  • Conhecer a biografia de Sylvia Orthof e a trajetória de seus escritos literários, poéticos e teatrais, que fazem parte de seu acervo.
  • Conhecer as características dos títulos escolhidos;
  • Observar características dos ambientes que as histórias retratam: aspectos físicos, geográficos, espaços (casa, praça, escola).
  • A partir da amizade presente em suas obras desenvolver valores para um mundo positivo, menos individualista.
  • Vivenciar regras de convívio social, desenvolvendo sua autonomia e identidade reforçando noções de responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito.
  • Desenvolver a criatividade na criação de poesias, mosaicos e desenhos.
  • Explorar diferentes temas, ritmos, instrumentos através da música.
  • Vivenciar brincadeiras antigas que fazem parte do universo infantil, que atualmente vem sendo substituídas pelos jogos eletrônicos.
  • Utilizar a ilustração criativas de seus livros para trabalhar o sentido das imagens.
  • Aprimorar a linguagem oral dos alunos através de discussões e interpretações das obras;
  • Desenvolver hábitos de higiene, saúde, alimentação e regras de vivências;
  • Desenvolver conceitos de paz, amizade e harmonia, debatendo a agressividade, baseando-se nas histórias selecionadas;
PROGRAMAÇÃO

PERÍODO
TITULO/ OBRA
ATIVIDADES
MARÇO/ABRIL
  • Biografia da autora
  • Manual de Boas Maneiras
  • Estudo sobre a vida da autora Sylvia Orthof
  • Construção das normas de convivência na sala de AEE.
  • Interpretação da história;
  • Coordenaçao motora;
  • Leitura e escrita;
MAIO
  • Se as coisas fossem Mães
  • Interpretação da história;
  • Coordenaçao motora;
  • Leitura e escrita;
  • Confecçao de cartao;
  • Jogos matematicos;
  • Situações problemas;
  • Cruzadinhas;
JUNHO/JULHO
  • Maria vai com as outras
  • Interpretação da história;
  • Coordenaçao motora;
  • Leitura e escrita;
  • Jogos matematicos;
  • Situações problemas;
  • Cruzadinhas;etc.
AGOSTO
  • Uxa, ora fada, ora bruxa
  • Interpretação da história;
  • Coordenaçao motora;
  • Leitura e escrita;
  • Jogos matematicos;
  • Situações problemas;
  • Cruzadinhas;etc.
SETEMBRO
  • Uma história de Telhados
  • João Feijão
  • Interpretação da história;
  • Coordenaçao motora;
  • Leitura e escrita;
  • Jogos matematicos;
  • Situações problemas;
  • Cruzadinhas;etc.
OUTUBRO
  • Os bichos que eu tive
  • Ovos nevados
  • Interpretação da história;
  • Coordenaçao motora;
  • Leitura e escrita;
  • Jogos matematicos;
  • Situações problemas;
  • Cruzadinhas;etc.
NOVEMBRO/DEZEMBRO
  • Luana adolescente, lua crescente
  • Interpretação da história;
  • Coordenaçao motora;
  • Leitura e escrita;
  • Jogos matematicos;
  • Situações problemas;
  • Cruzadinhas;etc.







Nenhum comentário:

Postar um comentário