JUSTIFICATIVA
A
história é o meio no qual o aluno faz uma viagem ao
mundo dos sonhos e do imaginário, onde se podem ter todos
os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de
recursos um projeto de leituras com uma variedade de
histórias, dando assim a oportunidade de sonhar, viajar e
se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos,
estimulando ainda mais o prazer de ler utilizando vários
meios pedagógicos e tecnológicos .
A
literatura infantil é um caminho que proporciona a criança a
desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma
prazerosa e significativa. É importante para a formação de
qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através
dos livros e contos infantis que a criança aprende a importância de
ouvir, contar e recontar histórias. As
histórias possuem uma magia universal que é a capacidade
de prender a atenção dos alunos.
As histórias contadas,
lidas remete-nos a agradáveis momentos vividos na nossa
infância e que com certeza gostaríamos de cultivar e
compartilhar com nossos alunos. E, por isso pensou-se em
explorar um pouco desse maravilhoso mundo de magia e encanto
proporcionado pela literatura.
Depois
de muita pesquisa e discussão, descobrimos que poderíamos conhecer
e descobrir mais sobre essa maravilhosa e irreverente autora SYLVIA
ORTHOF, com os seu texto desobediente, esmerado, abusado, feito de
riso, provocação e arrepio. Além de questionar velhos conceitos, a
autora sempre vivia do modo como escrevia: espalhando encantamento
por onde passava.
OBJETIVOS
- Mediar e construir o conhecimento, através dos diversos escritos de Sylvia Orthof, criando situações que suscitem a discussão acerca de valores morais, sentimentos e atitudes.
- Conhecer a biografia de Sylvia Orthof e a trajetória de seus escritos literários, poéticos e teatrais, que fazem parte de seu acervo.
- Conhecer as características dos títulos escolhidos;
- Observar características dos ambientes que as histórias retratam: aspectos físicos, geográficos, espaços (casa, praça, escola).
- A partir da amizade presente em suas obras desenvolver valores para um mundo positivo, menos individualista.
- Vivenciar regras de convívio social, desenvolvendo sua autonomia e identidade reforçando noções de responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito.
- Desenvolver a criatividade na criação de poesias, mosaicos e desenhos.
- Explorar diferentes temas, ritmos, instrumentos através da música.
- Vivenciar brincadeiras antigas que fazem parte do universo infantil, que atualmente vem sendo substituídas pelos jogos eletrônicos.
- Utilizar a ilustração criativas de seus livros para trabalhar o sentido das imagens.
- Aprimorar a linguagem oral dos alunos através de discussões e interpretações das obras;
- Desenvolver hábitos de higiene, saúde, alimentação e regras de vivências;
- Desenvolver conceitos de paz, amizade e harmonia, debatendo a agressividade, baseando-se nas histórias selecionadas;
PROGRAMAÇÃO
PERÍODO
|
TITULO/
OBRA
|
ATIVIDADES
|
MARÇO/ABRIL
|
|
|
MAIO
|
|
|
JUNHO/JULHO
|
|
|
AGOSTO
|
|
|
SETEMBRO
|
|
|
OUTUBRO
|
|
|
NOVEMBRO/DEZEMBRO
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário