quarta-feira, 18 de junho de 2014

Releitura das obras: Abaporu, A Negra e Antropofagia, e as características envolvidas na copa do mundo

Na década de 1920, crescia em todo o país o descontentamento com a política republicana que mantinha os mesmos grupos ligados aos produtores de café no governo desde 1894. Um grupo de artistas cansados da influência européia, principalmente da frança, na arte brasileira, iniciou várias discussões na arte brasileira, iniciou várias discussões de como realizar uma arte diferente, que fosse genuinamente brasileira. Esse movimento foi um marco da arte brasileira. Quando os artistas passaram a  buscar inspiração para os seus trabalhos nas próprias raízes  culturais do país, promovendo uma revolução estética na arte.
Poucos meses depois da semana da arte moderna, chegava a São Paulo, Tarsila do Amaral  ( 1886-1973), a artista que estava na frança desde 1920, era muito amiga de Anita Malfatti e assim que chegou se uniu ao grupo dos modernistas, que na época se empenhavam em  editar a revista klaxani, Anita, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quem Tarsila viria a se casar.
Tarsila ofereceu a Oswald de Andrade como presente de aniversário uma de suas recentes pinturas. Ao contemplar aquela estranha figura selvagem, de pés enormes, cabeça pequena, cercada por um céu azul, num ambiente seco e quente, Oswald a chamou de Abaporu, que em tupi-guarani significa homem que come carne humana.
 Antropofagia é um misto de tudo o que Tarsila aprendeu na Europa e transformou em arte tipicamente brasileira.
A paisagem passou a predominar, assumiu a forma de sonho e de sagrado e a artista deixou de retratar pessoas, construções e máquinas. Passou a utilizar cores contrastadas e as formas apresentaram-se volumosas, provocando contrastes..
Noventa anos depois acontece no Brasil a copa do mundo, 2014. Pensando nisso, decidi com as turmas de nonos anos envolver a arte moderna  com as obras da artista Tarsila do Amaral, é a copa do mundo no Brasil , em uma releitura das obras: Abaporu, A Negra e Antropofagia, destacando características envolventes na copa do mundo sem se perder a essência e o estilo de cada obra.
A realização deste trabalho obteve grande êxito entre a professora e os alunos envolvidos.
Professora: Cintia Regina Both

Arte/educadora  


Nenhum comentário:

Postar um comentário