quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PARÓDIA - ALUNOS DA PROESSORA ALMERI

NA INTEGRA COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO O RELATO DA PROFESSRA ALMERI DIANTE DO TRABALHO FEITO COM SEUS ALUNOS E O VÍDEO DE CONCLUSAO, DE UMA DAS ATIVIDADES DO CURSO:
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC
 
 
Estas atividades foram aplicadas com os alunos do terceiro ano do Centro Educacional Municipal São Miguel. Nesta turma há 23 alunos, (tendo 03 que estão em um nível anterior a este, tanto na leitura quanto na escrita).
É uma turma bastante heterogênea, três estão iniciando a leitura e a escrita, uns tem muita dificuldade em compreensão, mas é muito organizada e a maioria aprende com facilidade.
 Para realizar as atividades do curso, resolvemos trabalhar com a letra de uma música, a leitura, construção de uma paródia e atividade envolvendo a norma ortográfica
 Para iniciar assistimos a um vídeo no youtube com a música “Que vida boa” de Victor e Leo. (Aparecido Ferraz – Belas imagens-2004)
Logo em seguida fizemos a leitura da música coletivamente e individualmente. Ouvimos a música, depois as crianças cantaram a música.
Logo após, foi perguntado: Quem sabe o que é paródia? Se alguém já trabalhou em sala de aula paródia? Gostariam de fazer uma paródia?
Dos vinte e seis alunos, somente dois sabiam e já haviam trabalhado em sala de aula, mas a turma toda ficou animada e quiseram logo começar.
 Expliquei o conceito comum do que é paródia. É uma imitação de alguma música, por exemplo, quando você mantém a melodia e muda a letra por outro tema.
Partimos então para a realização de uma pesquisa na internet sobre paródias, onde foram tiradas as dúvidas das crianças sobre o assunto e assistido alguns vídeos de paródias.
 Feito isto partimos para a escolha do tema que queríamos, para adaptarmos na letra da música. Depois de pensarmos e termos várias idéias, surgiu o titulo “Escola Boa”. A criança que escolheu este título, que todos gostaram e muito, relacionou, o que ele acha que tem sentido com ter uma vida boa. Segundo ele ninguém tem vida boa se não estudar e se tornar alguém na vida.
Demos então a construção de uma paródia, que não foi muito fácil, mas por outro lado muito divertida. Onde a parte da musica que tiveram facilidade foi o refrão da musica.
Cada verso que íamos concluindo, era escrito na lousa e depois de pronto foi copiado na folha da atividade. Onde a grande maioria sobe organizar a atividade em versos, estrofes, etc.
As crianças logo começaram a cantar a paródia e tiveram facilidade de decorá-la.
Acredito que para desenvolver a fluência de leitura, esta atividade foi muito boa, pois o objetivo é utilizar estratégias de leitura e conhecimentos prévios da língua portuguesa para ler e produzir textos relacionando com a palavra chave, no nosso caso, escola.
 Para realizarmos o terceiro item, a ortografia, trabalhamos com a reescrita das palavras, a separação de sílabas e a classificação das palavras.
Nesta atividade foram retiradas do texto as palavras que terminam com “ao”, onde a maioria acertou. Quem teve erro foi na classificação das palavras.
Foram atividades em que a turma se envolveu e gostou de realizar. Porem não parou por aí.
Tivemos a ideia de fazer um vídeo. Logo começamos a pensar que cenas combinariam com a letra da nossa paródia, anotamos tudo para depois realizarmos as filmagens.
Tivemos a colaboração de alguns funcionários da escola, onde participaram dando o suporte necessário para que a nossa atividade fosse realizada e tivesse sucesso.
Foi um trabalho maravilhoso e gratificante, pois deu para perceber que os funcionários da escola se sentiram integrados aos objetivos da escola e responsáveis pelas metas.
                                                                   Professora Almeri
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário