NA INTEGRA COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO O RELATO DA PROFESSRA ALMERI DIANTE DO TRABALHO FEITO COM SEUS ALUNOS E O VÍDEO DE CONCLUSAO, DE UMA DAS ATIVIDADES DO CURSO:
Estas atividades
foram aplicadas com os alunos do terceiro ano do Centro Educacional Municipal
São Miguel. Nesta turma há 23 alunos, (tendo 03 que estão em um nível anterior
a este, tanto na leitura quanto na escrita).
PACTO
NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC
É uma turma
bastante heterogênea, três estão iniciando a leitura e a escrita, uns tem muita
dificuldade em compreensão, mas é muito organizada e a maioria aprende com
facilidade.
Para
realizar as atividades do curso, resolvemos trabalhar com a letra de uma música,
a leitura, construção de uma paródia e atividade envolvendo a norma ortográfica
Para
iniciar assistimos a um vídeo no youtube com a música “Que vida boa” de Victor e
Leo. (Aparecido Ferraz – Belas imagens-2004)
Logo em seguida fizemos a leitura
da música coletivamente e individualmente. Ouvimos a música, depois as crianças
cantaram a música.
Logo
após, foi perguntado: Quem sabe o que é paródia? Se alguém já trabalhou em sala
de aula paródia? Gostariam de fazer uma paródia?
Dos vinte e seis
alunos, somente dois sabiam e já haviam trabalhado em sala de aula, mas a turma
toda ficou animada e quiseram logo começar.
Expliquei o conceito comum do que é paródia. É
uma imitação de alguma música, por exemplo, quando você mantém a melodia e muda
a letra por outro tema.
Partimos então
para a realização de uma pesquisa na internet sobre paródias, onde foram
tiradas as dúvidas das crianças sobre o assunto e assistido alguns vídeos de
paródias.
Feito
isto partimos para a escolha do tema que queríamos, para adaptarmos na letra da
música. Depois de pensarmos e termos várias idéias, surgiu o titulo “Escola Boa”.
A criança que escolheu este título, que todos gostaram e muito, relacionou, o
que ele acha que tem sentido com ter uma vida boa. Segundo ele ninguém tem vida
boa se não estudar e se tornar alguém na vida.
Demos então a construção de uma paródia, que não foi muito fácil, mas
por outro lado muito divertida. Onde a parte da musica que tiveram facilidade
foi o refrão da musica.
Cada verso que
íamos concluindo, era escrito na lousa e depois de pronto foi copiado na folha
da atividade. Onde a grande maioria sobe organizar a atividade em versos,
estrofes, etc.
As crianças logo
começaram a cantar a paródia e tiveram facilidade de decorá-la.
Acredito que para desenvolver a fluência de leitura, esta
atividade foi muito boa, pois o objetivo é utilizar estratégias de leitura e
conhecimentos prévios da língua portuguesa para ler e
produzir textos relacionando com a palavra chave, no nosso caso, escola.
Para
realizarmos o terceiro item, a ortografia, trabalhamos com a reescrita das
palavras, a separação de sílabas e a classificação das palavras.
Nesta atividade foram retiradas do
texto as palavras que terminam com “ao”, onde a maioria acertou. Quem teve erro
foi na classificação das palavras.
Foram atividades
em que a turma se envolveu e gostou de realizar. Porem não parou por aí.
Tivemos a ideia
de fazer um vídeo. Logo começamos a pensar que cenas combinariam com a letra da
nossa paródia, anotamos tudo para depois realizarmos as filmagens.
Tivemos
a colaboração de alguns funcionários da escola, onde participaram dando o
suporte necessário para que a nossa atividade fosse realizada e tivesse
sucesso.
Foi
um trabalho maravilhoso e gratificante, pois deu para perceber que os
funcionários da escola se sentiram integrados aos objetivos da escola e
responsáveis pelas metas.
Professora Almeri
Nenhum comentário:
Postar um comentário