A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Assim, esta data tornou-se oficial a partir de setembro de 1925, quando o presidente Artur Bernardes criou um decreto específico para o dia do trabalhador. Todos os trabalhadores devem ser respeitados em suas profissões, pois todas são importantes para nossas vidas e para o bem-estar da comunidade, como o gari, o padeiro, o motorista, a empregada doméstica, o carteiro, o médico, o fisioterapeuta, professor, advogado, o dentista, o comerciante, dentre várias outras.
É importante que os trabalhadores sejam responsáveis com seu trabalho, pois assim poderão exigir que recebam um salário digno e justo pelo mesmo. Além disso, é importante também que uma classe trabalhadora seja unida, pois juntos conseguem lutar pelos seus direitos.
Assim poderão ter uma vida digna, com condições humanas de sobrevivência, podendo sustentar suas famílias, comprar produtos necessários para suas casas, como mantimentos, móveis e utensílios domésticos, roupas, sapatos, cuidar da saúde e se divertir.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário