terça-feira, 8 de novembro de 2011

Crianças na Era Digital Educação Infantil

A infância não é a mesma de tempos atrás. A criança de hoje é influenciada por diferentes mídias e convive naturalmente com todas elas, pois é uma geração que já nasceu tendo intimidade com as novas tecnologias. O desafio do educador como mediador das aprendizagens é analisar com critério cuidadoso e olhar crítico os materiais e as informações que coloca à disposição das crianças para que o educando tenha o maior aproveitamento possível.
Proporcionar o acesso às tecnologias é fornecer mais um instrumento para que a educação infantil também se expresse uma vez que muitos de nossos alunos não dispõem desta ferramenta em casa. Eles podem desenhar, escrever, jogar, montar, comunicar-se e principalmente pesquisar, complementando o trabalho realizado em sala.
Até os cinco anos, a criança precisa de muitos estímulos para despertar diversas disposições intelectuais, aplicativos com movimento, luzes, cores, sons de caráter lúdico, as tecnologias são também um meio para essas práticas. As aulas nas salas informatizadas são mais um desafio, na formação e estimulação no processo da aprendizagem e na organização de informações.
Nossa escola possui 2 laboratórios de informática, oportunizando a todos os alunos e professores o acesso a programas educacionais e internet. Sendo assim, a educação infantil está envolvida na sala informatizada, consideramos que para as crianças é alegria, descontração, participação, troca de ideias e muito conhecimento. Enfim, brincando também se aprende.
Cabe a nós educadores proporcionar o acesso às tecnologias, mas também orientá-los sobre os benefícios e os perigos que o mundo virtual oferece às nossas crianças e adolescentes.

Profª Lucimar Gaio
Profª Maria I. A. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário