segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MINHAS DIGITAIS


 
          É de grande importância a modelagem (motricidade práxia, tátil, digital entre outras) na educação básica. O educador tem como objetivo propiciar a exploração tátil da criança, desenvolvendo a criação própria e particular da mesma, na qual, conjuntamente pode ser utilizada, como linguagem critica e flexível tornando as aulas mais lúdicas e prazerosas.
 Estudos comprovam que a modelagem não sana as dificuldades, porém, mostra-se de grande importância, quando utilizada como recurso pelo professor e levando-se em conta os princípios de desenvolvimento cognitivo, os quais, propiciarão ao aluno, as condições para explorar e construir seus próprios conhecimentos.
De acordo com Vygotsky, “Ensinar o que o aluno já sabe é pouco, desafiar e ir além do que ele pode aprender, é ineficaz. O ideal é partir do que ele domina para ampliar seu conhecimento”. (PELLEGRINI, 2001, p. 25). Ainda, a aula de artes, tem como objetivo maior fazer com que seu aluno descubra as possibilidades de criar, fazer, observar, o que o levaria a vislumbrar novas descobertas e saberes. O trabalho foi realizado com a turma do 1º ano “D”.

Professora: Elenita Zambonim
Formação em Licenciatura Plena de Artes Visuais
Pós Graduanda em Práticas Pedagógicas com Interdisciplinaridade em Artes Visuais


Nenhum comentário:

Postar um comentário